Características dos níveis de aprendizagem nos cursos EAD!

A educação é um dos pilares para se conseguir desenvolvimento. Podemos dizer que para qualquer país isso representa algo positivo tanto no quesito social como no econômico. Seja no Brasil ou em qualquer outro país, a educação não pode parar. Por isso em tempos de pandemia o ensino a distância ganhou destaque. Acompanhe o nosso artigo sobre a aplicação desse método.

E por que falar sobre isso de maneira tão direta? Bem, a verdade é que depois da pandemia o cenário para qualquer atividade ficou completamente incerto. Surgiram então soluções para diversas áreas, algumas mais fundamentais que outras, então, a educação conseguiu o espaço merecido.

Vamos falar aqui exatamente dele: o famoso EAD. Vamos destrinchar um pouco mais sobre como esse recurso se tornou tão importante e porque ele é hoje com toda certeza o método mais eficaz de balancear a situação social durante o período de pandemia.

O que é o Ensino a Distância (EAD) e suas vantagens

Você já deve ter ouvido falar mais sobre o EAD. É claro, nesses últimos meses esse sistema de aprendizado ganhou um destaque enorme. Quando tratamos dele em uma esfera mais ampla, podemos dizer que ele atinge diversas áreas. A Educação a distância é com toda certeza a solução mais óbvia para não parar os estudos durante a crise sanitária vivida.

Características do ensino a distância

A vantagem do EAD? Bem, praticidade, qualidade e tempo! Ambos fatores representam a vantagem. Consegue praticidade porque poderá estudar em qualquer lugar, desde que tenha internet, a qualidade porque o ensino é completamente voltado para a experiência do aluno. E, é claro, poupa tempo, já que na maior parte dos casos é impossível distinguir uma coisa da outra.

Cursos técnicos

Quando a pandemia se mostrou mais presente no cenário brasileiro a maioria dos cursos técnicos fizeram pausas, acreditando que tudo acabaria rápido, porém, não foi bem isso que aconteceu.

Ainda em 2020 se percebeu que a pandemia não iria parar nem tão cedo e por esse motivo o EAD começou nesses locais. Foi uma medida bem rápida e efetiva para diversas instituições de ensino, mas não realmente completa!

O que acontece é que como as atividades acontecem em um ambiente virtual existe a impossibilidade de fazer a “prática”, para muitos cursos esse foi o divisor de águas.

Graduação

A graduação foi a primeira a começar com EAD. Logicamente, a quantidade de alunos inseridos em universidades foi o que falou mais alto nesse ponto. Alguns deles pagavam mensalidade e ficar parado durante qualquer período de tempo que fosse, não era opção!

Então, com a ajuda de novos planos (alguns previstos pelo governo) a atividade fora do ambiente escolar começou. As aulas tendiam a apresentar certa facilidade para os alunos, já que, em suma, a falta do ambiente escolar e as dificuldades enfrentadas durante esse período falavam mais alto.

Pós Graduação no Ensino a Distância

Um mestrado ou doutorado, por exemplo, exige tempo e investimento em dinheiro, mas é um dos cursos que com certeza apresenta mais variação de atividades presenciais ou não. Ao final, a pós-graduação começou a utilizar atividades semipresenciais, ou seja, o aluno poderia estar na instituição em certo dia e em outro não.

Essa estratégia foi efetiva para diversas outras áreas, na verdade, ainda é. No ano de 2019 já existia esse modelo, em 2020 se intensificou por conta da pandemia e agora, em 2021, estamos todos presenciando mais e mais atividades desse gênero.

O ensino a distância com certeza mudou a pós graduação, mas é importante deixar claro que seu desenvolvimento é mais que necessário, muitos ainda não acreditam nessa metodologia.

Cursos livres

Podemos dizer que a pandemia chegou a estes de forma um pouco diferente, já que, ainda em 2019 já era possível encontrar diversos cursos livres sem a necessidade de entrar em alguma escola de maneira física.

Características do EAD

A verdade é que nesse ponto não houve muitas mudanças, mas as que existiram foram de fato de suma importância para a criação de novos métodos de aprendizado. É verdade, que a maioria dos alunos ainda preferem atividades presenciais, porém, outra grande parcela aceitou bem a nova realidade.

Os cursos livres podem incluir até mesmo aulas de música. Tudo que pode ser feito para ajudar a diminuir a propagação do vírus foi feito, ao menos nesse quesito.

Em alguns momentos as instituições pareciam querer voltar a todo vapor, mas essa sempre foi a questão mais importante. Quanto mais tentavam retornar, mas empecilhos eram criados, já que o número de pessoas infectadas aumentava.

É exatamente por esse motivo que tantos os cursos livres como os de graduação, técnico e pós graduação ainda continuam EAD. O EAD virou a solução para muitos estudantes e é claro que para eles a melhor forma de estudar era dentro de suas próprias casas. Exatamente por esse motivo que foram criadas diversas regras pelas mais diferentes instituições, algumas, por exemplo, exigiam que o aluno utilizasse o uniforme, se assemelhando com as exigências das escolas físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *