Dicas para a primeira entrevista de Emprego – Como se comportar, Currículo, Mais!

Bem, nem sempre conseguir um emprego é algo simples, na verdade, o mercado tem se mostrado muito competitivo, deixando muitos sem opção senão ser criativos e bem estruturados na hora de criar uma boa apresentação para a empresa.

Com esse intuito diversos processos são criados, alguns bem conhecidos, outros nem tanto. O currículo, a entrevista de emprego, dinâmicas em grupos e outros acabaram se tornando artifícios indispensáveis para que alguém se estruturasse bem no emprego.

Veja ao longo desse artigo as melhores instruções para a criação de um bom currículo, uma boa entrevista e critérios que podem fazer a completa diferença para que consiga um bom emprego.

O que é e para que serve uma entrevista de emprego?

Você já deve ter passado pela situação de necessitar fazer uma entrevista de emprego, certo? Nesse momento é fundamental que tenha uma noção daquilo que será perguntado, e também de valores que devem entrar em foco no momento correto.

Entrevista de Emprego

Uma entrevista de emprego é uma das formas que uma empresa conseguiu para melhorar a comunicação entre seus possíveis funcionários, interessante para que se consiga informações importantes daquela pessoa, apesar de nem sempre ser possível.

De toda forma, com essa ferramenta as empresas conseguem fazer um apanhado geral das características de cada pessoa, geralmente quem faz essa entrevista é alguém que entenda do assunto.

Como se comporta em uma entrevista de emprego?

Bem, independente de qual vaga deseja ocupar em uma empresa é sempre fundamental agir de maneira ética e correta. Não é para estar sempre sério e sim para conseguir desempenhar sua função da maneira mais adequada possível.

Simples e quase sempre preciso, seja de respostas diretas na hora da entrevista. Não minta, trabalhe com aquilo que você é e não tenha vergonha de admitir isto. Parece um trabalho simples e de fato é, mas pequenos deslizes podem dar destaque maior para outro concorrente.

Ah, vale lembrar que a melhor forma de conseguir uma boa avaliação na entrevista é mostrar suas experiências e conhecimentos, esses detalhes fazem completa diferença e devem ficar em foco no momento certo, apesar de poder ser colocado no currículo também.

Dicas para o primeiro emprego

A verdade é que a busca pelo primeiro emprego ganha destaque frente a diversas outras. Essa tentativa de estar em uma empresa que goste, recebendo um salário para trabalhar é uma das buscas mais antigas da história.

As principais dicas que podem ser passadas são:

  • Procure uma marca que se identifique, ou seja, trabalhe com quem gosta e com aquilo que gosta;
  • Invista o tempo na criação de um bom currículo;
  • Caso seja chamado para uma entrevista, não fique nervoso, tente trabalhar com a ansiedade também, muitos não conseguem a vaga por demonstrarem insegurança, algo que nenhuma empresa busca;
  • Esteja preparado para a concorrência.

Em poucas palavras podem dizer que isto é o suficiente, apesar de existirem diversos outros fatores que podem influenciar. A questão que deve ser deixada aqui é a capacidade que se adaptar a necessidade que cada empresa possui, assim não terá problemas.

Como fazer um currículo para o primeiro emprego?

É algo que deve ser bem averiguado, afinal, o primeiro emprego é sempre mais complicado de se conseguir já que estará competindo, na maioria dos casos, com outras pessoas que já possuem experiência, então acaba por ser um pouco desgastante todo o processo.

Como fazer um bom Currículo

Para fazer um bom currículo para o primeiro emprego pode se basear nos seguintes critérios:

  • Estruturar uma boa comunicação escrita, mostrando suas habilidades em poucas linhas;
  • Falar sobre conhecimentos extras que podem ajudar na função que será desempenhada;
  • Trabalhe bem no designer e modelo, já que um mesmo currículo pode ser entregue em diversos locais;
  • Lembre-se de deixar algum dado de contato;
  • Falar de conhecimentos que podem estar relacionados com a função, mesmo que não estejam, fica mais claro seus interesses.

São poucos itens que fazem completa diferença, então fique atento a eles o quanto antes, para que não aconteça de os perceber apenas depois de enviar o currículo.

Diferença entre emprego formal e informal

Muitos pensam que essa mudança nos termos está relacionada com as funções que serão desempenhadas, mas na verdade, existem muitas funções que podem ser inseridas nos dois tópicos. Uma empregada doméstica, por exemplo, pode estar tanto em um emprego formal como em um informal.

A definição é bem simples. O emprego formal é aquele em que há um contrato, uma assinatura na carteira de trabalho ou algo relacionado. Já no trabalho informal, a pessoa pode estar até mesmo em diversas empresas, o importante é desempenhar a função.


Depois de tudo isto já deve entender mais sobre alguns detalhes. Principalmente se você é jovem a leitura desse artigo pode fazer uma grande diferença, caso pratique o que foi dito aqui. Um emprego dos sonhos não é algo simples de conseguir, mas não é nada impossível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *