PIS 2023 Liberado

Consulte agora o PIS e saiba seu valor disponível para saque

O PIS (Programa de Integração Social) é, sem dúvidas, um dos benefícios mais importantes para o trabalhador brasileiro. Em 2023, o Governo Federal definiu o valor do PIS em R$ 1.320,00. A seguir, separamos todas as informações que envolve o benefício.

É possível receber o abono no Banco do Brasil?

Infelizmente não. O PIS é pago apenas e exclusivamente pela Caixa Econômica Federal. O único abono que é possível receber pelo Banco do Brasil é o PASEP.

Como ver o PIS no eSocial?

Para verificar o PIS no eSocial, acesse o site oficial do eSocial e faça login com suas informações de acesso. Em seguida, procure pela opção de consulta ao PIS/PASEP para obter as informações relacionadas ao seu benefício.

Como sacar o PIS que está na conta do FGTS?

Para sacar o PIS que está na conta do FGTS, é necessário se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com os documentos necessários, como RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. Lá, você poderá solicitar o saque do valor disponível na conta do FGTS referente ao PIS.

Como saber PIS Pasep esquecido?

Para saber o número do PIS/PASEP esquecido, você pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou com o Banco do Brasil (no caso do PASEP) através dos canais de atendimento disponíveis. Informe seus dados pessoais e solicite a consulta do número do PIS/PASEP.

Dentre as principais vantagens em receber o pis, podemos destacar:

Benefício financeiro adicional para trabalhadores
Possibilidade de saque do saldo acumulado na conta do PIS
Auxílio no complemento de renda
Contribuição para programas sociais e desenvolmento econômico
Acesso a outras benefícios, como o seguro-desemprego e abono salarial

Principais dúvidas sobre o PIS

O abono salarial do PIS é um benefício pago anualmente aos trabalhadores brasileiros que atendem a determinados critérios, como ter registro no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos, ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido remuneração média de até 2 salários mínimos. 

No Brasil, têm direito ao PIS trabalhadores de empresas privadas que estejam registrados no Programa de Integração Social (PIS) há pelo menos 5 anos, tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Além disso, é necessário que a empresa tenha informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) enviada ao Ministério da Economia.

Para sacar o PIS, você precisa de um cartão cidadão e a senha cadastrada. Com eles, basta ir a um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o cartão cidadão, é possível sacar o benefício em qualquer agência da Caixa, apresentando um documento de identificação oficial com foto. Vale lembrar que os saques do PIS têm um calendário estabelecido anualmente pelo governo federal.

O valor do PIS (Programa de Integração Social) varia de acordo com a remuneração do trabalhador e pode ser consultado na tabela oficial divulgada pelo governo. Para o ano de 2023, o valor em média ficou nos R$1.320,00.

Para consultar o saldo do PIS, é possível utilizar diferentes canais, como o site da Caixa Econômica Federal, o aplicativo Caixa Trabalhador ou entrar em contato com a central telefônica da Caixa.

Criado por TC FLAG (CPNJ 15.545.021/0001-60)
Nossa sede está localizada na Rua Conselheiro Saraiva, 20.
CEP 40.015-100, Comércio, Salvador, Bahia, Brasil