O que é a Carteira de Trabalho?
No Brasil a forma mais simples de conseguir um emprego é de maneira formal. Você sabe o que é um emprego formal? É aquele em que de fato existe um vínculo entre a empresa e o empregado, um vínculo previsto em lei.
A carteira de trabalho é algo que faz completa diferença para que se tenha algum emprego desse gênero. Mesmo que o processo seja por meio de contrato, esse item deve ser apresentado na hora de sua efetivação. Porque será que é tão importante possuir esse documento?
Vamos averiguar aqui diversas dúvidas que possa ter sobre a carteira de trabalho, que na verdade é um dos recursos que fazem toda a diferença para os empregados, mesmo que estejam em um emprego formal. Bem, vamos ao que interessa!
O que é a carteira de trabalho
A carteira de trabalho não é nada mais nada menos que um documento. Ela serve, como a palavra sugere, para armazenar sua experiência, podendo também ser útil na hora de conseguir aquele famoso emprego “de carteira assinada”.
Esse é o ponto principal, a carteira é com toda certeza um dos documentos básicos dos brasileiros, afinal, é sempre importante tentar trabalhar, mesmo que seja um pouco complicado.
Como tirar a carteira de trabalho?
Bem, para tirar a carteira de trabalho deve fazer um processo bem simples. Atualmente, com o coronavírus, tudo acabou ficando mais digital, foi o que aconteceu com a emissão desse documento.
Em outras palavras pode até mesmo pedir da sua casa. Mas vamos tratar um pouco mais do lado básico. Sim! Ainda com os métodos antigos para tirar uma carteira não era necessário nada tão estranho ou que gerasse dificuldade.
Bastava comparecer a alguma unidade do governo que trabalhe com a emissão. Necessitará, com toda certeza, levar outros documentos, tanto para comprovar sua identidade como para conseguir fazer a carteira.
Quais os documentos necessários?
Bem, nessa parte, como dito acima, a melhor opção é nunca passar despercebido nenhum dado, porque após todo o processo esse pequeno erro pode gerar frustrações ainda maiores. De toda forma, no dia em que desejar fazer sua carteira irá necessitar de:
- RG;
- CPF;
- Certidão de nascimento;
- Comprovante de residência, com um CEP;
- Comprovante de estado civil (se solteiro apenas a certidão de nascimento basta).
São apenas esses os documentos que farão diferença, mas é sempre interessante levar cópias deles, na verdade, em muitos órgãos é o principal ponto.
Onde tirar a carteira de trabalho?
A carteira de trabalho pode ser emitida em diversos locais. Geralmente é nas Superintendências que tudo acontece, mas existem postos de atendimento ou PAT que podem ser utilizados para tal.
Não se paga nenhuma taxa para retirar o documento, apesar de em certos casos ser necessário esperar um certo período de tempo para que se consiga retirar a carteira, mas esse processo será melhor tratado a seguir:
Quanto tempo demora para ser emitida a CTPS?
Atualmente com o sistema da internet a emissão da carteira pode demorar até mesmo 20 minutos, mas a questão aqui é um pouco mais profunda.
Em certos locais é possível perceber que existem cerca de 30 dias para que o agendamento possa acontecer, por esse motivo nem sempre é algo que vale a pena. Na verdade, quando os PAT podiam receber muita gente demorava-se cerca de 15 dias para que a carteira fosse emitida, algo que não acontece mais.
Em outras palavras, o tempo para conseguir fazer algo desse tipo é bastante variável, então dependerá muito da situação do país e das formas que o processo pode ser feito.
Como tirar a 2° via da Carteira de Trabalho?
Bem, em certos casos é inevitável perder algo, principalmente quando o tema é assaltos e assuntos relacionados. Um dos documentos de valor que geralmente são vítimas de tudo isto é a carteira de trabalho.
Não é porque é o documento mais importante, na verdade não se deve pensar nisto, mas acontece que quem fica sem carteira fica também sem a possibilidades de novos empregos, o que definitivamente não pode acontecer.
Para tirar a segunda via do documento poderá fazer de 2 formas:
Primeiramente na internet: procure pela aba que diz respeito a segunda via da carteira, no site do ministério do trabalho. Essa é a forma mais simples, já que conseguirá fazer até mesmo da sua casa tudo.
Por meio de algum posto: caso não seja possível o agendamento online é importante que vá até alguma unidade do ministério do trabalho, mostrando o que aconteceu e pedindo uma nova carteira. Pode fazer uma ligação também!
Não é algo complicado, contudo, fique atento porque geralmente na segunda via é cobrada alguma taxa para que a carteira possa ser emitida, então esteja preparado para levar algum valor consigo!
Deixe um comentário