Pix – O que é e como funciona o novo sistema de pagamentos

Com a tecnologia a todo vapor, até mesmo os métodos de pagamento ganharam destaque. Existiam, por exemplo, transferências que demoravam até mesmo 1 dia para acontecer, mas hoje, com as facilidades ganhas, esse processo pode acontecer até mesmo de forma instantânea.

E não falamos apenas de transferências como também de: pagamentos, cobranças e muito mais. Essa moderna forma de interação com o dinheiro é assumida por diversos bancos do Brasil atualmente, tornando diversos processos burocráticos e mais diretos.

Estamos falando do Pix, uma ótima maneira de fazer seu dinheiro se movimentar sem necessitar de tanto esforço, como acontecia outrora. Você não sabe o que é o Pix? Bem, então vamos falar um pouco mais sobre essa ferramenta no artigo.

O que é o Pix?

Pix é uma maneira de realizar transações financeiras de forma simples e sem demora. Você já deve ter ouvido falar do picpay, não é? Esse recurso sempre foi uma das maneiras mais práticas para realizar pagamentos em estabelecimentos e a diferentes pessoas, já que o valor era transferido na mesma hora.

Pix

Agora, com a chegada do Pix, o Picpay perdeu boa parte do que era sua proposta inicial, mas calma aí! Ele continua a todo vapor já que as possibilidades são extremamente aceitas.

De toda forma, transações instantâneas para todos os bancos fizeram completa diferença nesse processo, afinal, quem não gosta de receber seu salário na mesma hora?

Quem criou este sistema de pagamentos?

O Pix foi criado pelo Banco Central. Essa instituição fica com o encargo de trabalhar com as mais diferentes possibilidades de pagamentos e recebimentos de dinheiro, tanto que as novidades não param depois do Pix.

A verdade é que esse recurso apenas ganhou mais destaque que outros promovidos, afinal, revolucionou a forma de viver e trabalhar da maioria das pessoas. Como dito, transferências, por exemplo, poderiam demorar cerca de 1 dia para cair na conta do destinatário, hoje, com apenas alguns segundos você já poderá ver o valor.

Se tratando disto não há erro, o Banco Central fez o processo da maneira mais correta possível. Existe uma notícia mais interessante ainda, você não paga absolutamente nada para utilizar a ferramenta.

E não se preocupe, não existe “versão premium” para ela. Todas as funções devem ser liberadas de forma gratuita e chegar ao usuário com ótimas explicações sobre o funcionamento.

O que significa o Pix Banco Central?

Significa, em termos básicos, que esse é o novo padrão de pagamento brasileiro. De uma hora para outra, até mesmo usuários que não possuíam acesso a uma chave Pix, apareceram podendo usufruir da ferramenta.

A questão é que ela se tornou tão padrão que seu funcionamento tornou os processos mais simples de acontecer. Em 2020, quando foi lançado e incorporado, talvez muitos não sabiam o que era, entretanto, em poucos meses uma grande quantidade de pessoas passou a utilizá-lo.

Lembrando que a facilidade do pagamento é ainda maior. Você pode, por exemplo, construir “chaves” aleatórias e mandar para quem deseja fazer um pagamento, assim a pessoa não precisará saber sobre seus dados pessoais.

Ah, as chaves mais efetivas que podem ser cadastradas são: número de telefone, CPF e e-mail.

Quais os benefícios do pix?

Bem, depois de tanto escrito aqui você já deve ter uma certa noção das vantagens de utilizar o Pix, não é?
Fazendo um resumo sobre elas pode definir:

Pix

  • Facilidade em pagamentos;
  • Transferências imediatas;
  • Cobranças feitas rapidamente;
  • Possibilidade de pagar a diversos estabelecimentos a partir desse meio;
  • Pagar contas de água, luz e internet de forma instantânea.

Essas são apenas algumas vantagens do Pix, que com certeza é uma ferramenta que chegou para mudar completamente o mercado.

Não existem muitas desvantagens no processo, afinal, ele é um upgrade de algo que já existia, mas se deseja saber mais sobre o Pix, pode até mesmo acessar o site do Banco Central.

Por outro lado, você também pode acabar encontrando certas dificuldades em realizar certas funções durante esse período, como o Pix ainda é novo, em certos casos, existem períodos de oscilações que se devem, principalmente à grande quantidade de pessoas utilizando o recurso ao mesmo tempo.

É um processo automático, então é de se esperar que em certos momentos os problemas sejam mais diretos.


Realmente não existe ferramenta mais completa que o Pix atualmente, ela funciona de maneira simples e consegue englobar tantas funções nela que fica fácil observar seus resultados sem necessitar de muito esforço.

Se o seu banco não o cadastrou no Pix, faça isso a partir do site ou da plataforma internet banking, é um processo muito simples! Ah, não se esqueça que o mundo está cada vez mais digital, então não fique para trás!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *