Quais as consequências de atrasar o pagamento do IPTU? Veja!
Alguns impostos exigem um pagamento anual de maneira que caso não seja cumprido, algumas consequências podem chegar até você. Você com certeza não deseja enfrentar as dificuldades por não pagar, não é? Aliás, você sabe o que acontece se não pagar ou atrasar o IPTU?
É importante ter em mente isso quando falamos do IPTU. Para muitos o significado desse imposto não é nada muito estranho, algumas pessoas convivem com esse termo durante anos de sua vida.
Quando chega o final de ano existe sempre uma grande quantidade de pessoas falando sobre o pagamento de IPVA, imposto de renda e, é claro, não poderia faltar o IPTU.
O que é o IPTU?
Imposto Territorial Urbano. Vamos tentar definir de uma maneira mais simples, porém bem direta. Imposto é qualquer provento de que seja necessário o pagamento ao longo de um certo período, talvez esse significado você já conheça, afinal.
Por outro lado, a palavra territorial liga diretamente o imposto sobre uma área específica. Então, caso tenha construído uma casa ou qualquer outro estabelecimento em certa área, terá que pagar esse valor.
Em que área, você pergunta? Na área urbana. Existe também a versão do imposto para construções em território rural, mas não é o foco aqui. Então, o IPTU nada mais é que um imposto que deve ser pago de acordo com a quantidade de terra que você ocupa em uma zona urbana. Por esse motivo, grandes donos de casas acabam pagando esse valor com mais frequência, ou melhor, em uma maior quantidade de vezes.
Quem deve pagar o IPTU?
Bem, não é todo mundo que deve pagar. Aqueles que possuem residência ou estabelecimento em certa área deve começar a efetuar o pagamento imediatamente, certo?
Sim e não! Existem certos indivíduos que não conseguem pagar o valor, talvez isso tenha se tornado ainda mais comum durante a pandemia. Você pode ter uma casa, mas não conseguir pagar os impostos devido, então é sujeito a intenção.
Isso é apenas possível caso fique comprovado sua incapacidade de pagar esses impostos, ademais, levar alguns documentos pode ser interessante durante o processo.
Como pagar?
Sabe como pagar esse recurso? Não é complicado e nem é um processo tão longo como o de imposto de renda, por exemplo. Para pagar você necessita apenas gerar um boleto. Pode fazer isso a partir do site da Fazenda, já que lá é possível tratar dos mais diversos impostos. Você paga o boleto, basicamente, em qualquer local. De casas lotéricas até aplicativo de bancos esse não é um problema para o sistema.
Quando se faz o pagamento do IPTU do então ano, deve também ganhar um comprovante de pagamento, caso suspeite que o que pagou não constou, entre no site. Na verdade, essa é a recomendação sempre. Depois de terminar um pagamento tão importante como esse, certifique-se que ele realmente chegou ao governo.
Consequências de atrasar ou não pagar o IPTU?
Sendo bem direto, terá dores de cabeça. A questão da maioria dos impostos no final do ano é que o valor por eles cobrado é, quase sempre, um pouco algo, já que é o total acumulado de um ano.
Então não é tão incomum encontrar contas em atraso. E por falar em atrasos, caso atrase o pagamento do imposto, a primeira consequência é com toda certeza as multas! Apesar de não ser um valor tão abusivo assim, para muitos elas representam uma complicação no futuro.
Mas então sempre surge aquela dúvida, e se eu não pagar. Julgando que ninguém deseja chegar a esse extremo, caso insista com a falta de pagamento, além do aumento do valor, enfrentará a possível venda do seu imóvel.
Pois é, você pode perder sua casa, sua loja ou o que for. Se não paga a muito tempo o local pode ser leiloado para que o pagamento da dívida não aconteça. Vamos aqui deixar duas dicas:
- Primeiramente, nunca atrase o pagamento de impostos, eles geram juros e dores de cabeça no futuro;
- Depois, leve em consideração que nunca parcela o valor, porque assim não terá desconto. Tente somar, ao longo do ano, uma quantidade de dinheiro suficiente para fazer essa ação de pagamento.
Seguindo isto as possibilidades de você conseguir um bom controle financeiro da sua vida também aumentam. Ah, vale destacar um ponto já dito acima, talvez você tenha a possibilidade de estar isento do pagamento de impostos, desde que apresente uma vida financeira não muito saudável.
Bem, pagando os impostos você evita bastante problemas. Não é incomum ver pessoas com nome “sujo” porque não pagaram os devidos impostos ao governo. Aliás, essa é mais uma das consequências do não pagamento, você pode ficar com o nome sujo e impossibilitado de fazer certas compras!
Deixe um comentário