Dicas para ter mais retorno na reserva de emergência!
Você já deve ter passado por períodos de instabilidade financeiras, não é? É comum nos encontrar em situações que necessitamos de uma certa quantidade de dinheiro, mas não conseguir. Algumas vezes é um valor tão baixo que nos sentimos frustrados por não conseguir. Por isso hoje falaremos sobre a reserva de emergência.
Por outro lado, existe algo que pode ajudar bastante: a reserva de emergência. Calma aí! Antes que pense ser impossível fazer uma reserva, saiba que não é necessária uma grande quantidade de dinheiro para isso, como dito acima, às vezes necessitamos apenas de alguns trocados.
De toda forma, para que entenda como administrar melhor esse recurso, vamos explicar tudo sobre ele ao longo desse artigo, com toda certeza o conhecimento aqui passado fará toda a diferença para você, então acompanhe!
O que é reserva de emergência
Vamos imaginar uma situação comum. Você possui um celular que usa para trabalhar e fazer diversas outras atividades, em um dia típico ele quebra e você não possui dinheiro nem mesmo para dar entrada em outro aparelho, o que faria?
Apesar desse exemplo ser bem comum, a maioria das pessoas não entendem que esses momentos estão sempre sujeitos a acontecer, talvez até em processos mais simples, como em necessitar de certo dinheiro para pagar um táxi ou alguma conta com valor inesperado.
É para esses momentos que a reserva de emergência serve. É claro, deve ser destacado que a utilização desse dinheiro é melhor apenas casos seja realmente necessário.
Esses gastos necessários, para ficarem mais resumidos, podem ser contas de luz, água, internet e outros serviços que para você sejam básicos. Imagine só se uma dessas contas atrasar. Se você tiver com o dinheiro não terá problemas, mas e, como acontece muitas vezes, se não conseguir arrumar algo e nem mesmo tiver alguma previsão para tal.
A questão mais importante é que a reserva serve também como um ponto seguro em que muitas pessoas podem se apoiar em momentos de crise e não perder a cabeça. Pense nela como um “seguro desemprego” ou “FGTS”. Inclusive, é uma ótima ferramenta para se ter em momentos de demissão, invista!
Dicas para administrar sua reserva de emergência
Bem, como a reserva é algo que deve ficar guardado com você, em certos casos pode parecer mais simples pegar esse dinheiro, não é? É exatamente por esse motivo que vamos passar algumas dicas poderosas.
Investir: Sim! Os investimentos desse dinheiro podem ser uma maneira eficaz de conseguir aumentá-lo, mas veja bem, afinal, esse valor está ali para suprir necessidades em certos períodos de tempo.
A dica é investir em ações que resultem em rápidas retiradas. Podem até mesmo demorar um pouco para acontecer, mas devem ser as mais efetivas possíveis.
Somente o utilize se realmente for emergência: parece óbvio, mas esse valor acaba sendo mal administrado porque as pessoas acreditam que qualquer necessidade é uma emergência.
Em certos casos, até mesmo ações supérfluas acabam sendo motivo para utilizar esse valor, que deveria ser guardado por muito tempo. Essa é a questão a ser tratada aqui, o valor, mesmo que não muito alto, deve apresentar uma solução em momentos de instabilidades e, para muitos, não é bem assim que acontece.
Segurança na sua reserva
É claro que ninguém deseja ver seu dinheiro ter dificuldades na reserva de emergência. Esse valor deve significar um ponto seguro para nossas futuras ações e é exatamente por conta disto que é tão importante saber administrar ele.
Quando falamos de fatores de segurança entra também em consideração alguns pontos com relação a utilização parcial do valor. Falamos aqui de investimentos também, nesse caso, mesmo que seja um bom investimento, caso tenha uma chance de dar errado, é melhor não apostar nisto.
Então, a dica é sempre fazer pesquisas que resultem em resultados positivos para esse valor, caso não encontre, é melhor deixar ele parado, guardado! Por outro lado, com aumentos de impostos anuais e até mesmo taxas, juros e tarifas de certos itens crescendo a cada dia, você com certeza não gostaria de chegar ao final do ano e perceber que sua reserva foi comprometida por esse fator.
Existem, portanto, duas possibilidades. A primeira diz respeito a você sempre estar aumentando o valor de sua reserva, a segunda é realmente começar a investir. Você pode fazer esses dois processos juntos também, assim terá mais eficácia no tratamento de tudo.
Bem, não existe nada melhor que estar seguro sobre o seu dia a dia, nesse caso, quanto maior a quantidade de sua reserva, melhor. Esse fator é decisivo para sua tomada de decisões quando se enfrenta algo que não é cotidiano, portanto, fique sempre atento a esses pontos importantes, afinal, não deseja perder a oportunidade de ter menos dores de cabeça.
Deixe um comentário